UM DOMINGO À MODA ANTIGA!...


Hoje decidimos fazer estrada e treinar para a refrega de Évora.


Os bravos do dia foram o maneldavinha, Tiago, Farinha, Duarte e Pinheiro, que compareceram na Rosa do Zêzere às oito da manhã, para um volta que passou por: Areias - Avecasta - Formigais - Rio de Couros - Ourém - Vilar do Prazeres - Outeiro Grande - Terras Pretas - Paialvo - Cem Soldos - Tomar - Alviobeira - Ferreira. Foram 96Km com a altimetria de 1150m, feitos à media de 25,2Kmh.


Foi notorio nesta volta o bom momento de forma do Tiago, Farinha e Duarte, a melhoria de forma do maneldavinha que só quebrou aos 80Km  e a excelente forma tabagistica do Pinheiro, que está para durar!...


Pelo caminho encontramos um numeroso grupo de cicloturistas da Covilhã, que iam para Fátima. Partiram da Covilhâ no sábado, pernoitaram na Sertã e já tinham a missão quase cumprida. Bonita imagem foi ve-los todos de equipamento igual como uma verdadeira equipa; quando os nossos equipamentos estiverem prontos também faremos figura igual.


Já quase no fim da volta, na Portela de Nexebra passamos por um grupo de pedalantes da Igreja Nova, daqueles que param em todas as "fontes". Estavam abismados porque quase cairam das bicicletas com a deslocação de ar, quando os primeiros três elementos do nosso grupo passaram por eles!... Ele há cada uma!...eheheh


Igualmente digno de registo foi a disponibilidade do Sr. Fernando, dono da "Rosa do Zêzere", que nos serviu café e ainda faltava meia hora para abrir,.... o nosso muito obrigado,... atitudes destas só dignificam a casa.


Ficou igualmente combinado que Quinta feira haverá novo treino de estrada. Vamos pela planura do Ribatejo até Vale de Cavalos e voltamos pelo mesmo caminho. Serão 140 Km, com início às 7H00, no local habitual,...vamos cedo para chegar cedo, e.... que ninguem se negue!...


Se alguem que ler estas palavras nos quiser acompanhar, venha daí...é bem vindo!... (mesmo que esteja a estrear uma bicla nova)


UMA BOA SEMANA PARA TODOS!!!


 

Uma Quinta que deu para tudo.

Bom, esta Quinta não devia ser comentada, pois coisas anormais condicionaram alguns atletas, mas pronto, aqui fica o resumo.
Já na pastelaria, às 8 horas da matina (para alguns!!!!), discutia-se se se ia levar carro ou não até aos Ganados, para aí iniciarmos o trajecto do passeio dos Kim Btt. Chegou-se à conclusão, e bem, que se ia de bike!!
Lá chegámos ao trajecto, cuja parte inicial é muito bonita, com excelentes single-tracks. O mais duro viria a seguir a passarmos a cidade de Tomar.
O acumulado aumentava, as subidas técnicas eram algumas e o calor começava a sentir-se.
Aqui destaco a queda a subir do Eugénio, momento que fica para a prosperidade, e que é elucidativo da necessidade das rodinhas.
Primeira subida difícil, os Jovens ganham 2-1, momento alto da volta (para os jovens, claro está!!).
O Farinha, até já dizia que os pés se soltavam dos pedais, para se desculpar de não conseguir fazer as subidas!! Foi o que pareceu.
Lá íamos todos contentes, até que apanhámos umas descidas valentes, das boas!! Aqui o Francisco deu uma queda ao seu jeito, mas nada de mais, ficou fino!!
O pior ainda estava para vir, longa subida, com alguns cotovelos e com o sol a dar com força. Aí, era preciso força!! Essa ainda se fez razoavelmente bem, a próxima é que não!!
Eu fiquei para trás, pois o ritmo cardíaco não abrandava, até que tive que parar, pois os meus braços eram só água e o coração teimava em bater depressa! Tive o apoio do Manuel António. Depois apareceu o Eugénio, com o seu bigode gozão :)), a empurrar-me para ficar na foto!!
Aceitei porque não estava mesmo nada bem!! Alguém boicotou os jovens, pois se não fosse esta quebra, chegávamos a Ferreira primeiro (ou se calhar não!!!).
A partir daqui a água começou a faltar a toda a gente, o que nos fez ter que bater à porta de uma casa e pedi-la. O Duarte foi dos primeiros!!
Lá reabastecemos, ingerimos umas barras e uns géis, e ficámos quase finos. Mas ainda tínhamos uns kms para fazer!!
A malta da frente é sempre a mesma, menos nas descidas!! Ao menos em alguma coisa!! Eh, eh!!
Últimos kms são feitos com grande esforço físico (eu com algumas dores no joelho) e desta vez comprovei que os Kotas não fizeram a volta a pé, como alguém já aqui disse!!
Paragem em Igreja Nova para beber um copo!! Quem bem que soube!! Já estávamos perto, mas ainda houve tempo para o Manuel António atalhar!! Diz que já está mais magro, deduzo que nos queira dar a maquia na volta a Évora, pois!! Veremos!!
O calor fez muita diferença, mas lá chegámos a FZZ, com 51 kms, com uma média algures entre 13 e 15 kms/h!!
Sentados na esplanada, continuámos com os habituais comentários acerca do mundo betetista!!

Parece que agora há para aí um artista que vai fazer passeios pedestres, ora vejam bem!! Ao que isto chega!! A malta aqui pedala, não anda em passeios para meninos de escola!!
Malta, tiram o dia 10 (acho que é este), porque o nosso grupo vai ser chamado para fazer buscas lá para os lados dos Chãos.
Descrição do sujeito perdido: Homem de estatura média, com bigode, vestido à ciclista, de máquina fotográfica na mão, a andar mais parece a pedalar; pede-se cuidado pois as descidas e subidas técnicas traumatizam o sujeito. Dá-se recompensa a quem o encontrar são!! Eh, eh!

PS: Está na altura de alternarmos os escritores, pois não consigo arranjar motivo para falar de todos e acabo sempre a falar do que sofro! Eh, eh!



Domingo daqueles bons!!

Mais um Domingo matinal, com saída à mesma hora e no sítio do costume!!
Decidimos ir até à zona do Tojal, Avecasta e Milheiros fazer os trilhos que por lá temos andado a descobrir!
Uma volta com quase 30 kms, mas que nos fez desfrutar das condições locais!
Como já aqui foi dito, é um tipo de piso completamente diferente daquele que apanhamos normalmente no nosso Concelho!
Muita pedra, sobreiros, azinheiras, trilhos muito técnicos, mas excelentes!
Estiveram presentes: O Manuel António, o Eugénio, o Farinha, o Francisco, o Martins e eu!
Destaco um trilho estreito a descer (era desta que tinha uma grande queda, numa ribanceira. Vi o caso mal parado, vi!), um extremamente técnico a subir e um estradão que fizemos também. Era sempre a dar-lhe gás!! :D
O aspecto menos positivo foram as carraças. Aquilo está cheiíssimo delas, e mesmo só a pedalar, muitas vezes demos com elas nas pernas!!
Ah, o meu joelho, que desde Sábado tem doído, espero que seja de ter forçado o andamento na volta a Fátima!
O do Eugénio, segundo diz, já é normal doer!! Portanto, além das rodinhas, dos bar-ends retrovisores, vamos ter que lhe oferecer um sedativo para o joelho!! Eh, eh!
Esperemos pelas fotos do Eugénio, o fotógrafo de serviço!!