Passeio Cicloturismo do SCFZZ.

Domingo de descompressão, este!! :)
Como é hábito já, lá fomos a mais uma edição do passeio de cicloturismo do nosso clube!!
Uma oportunidade de pedalar sem stress e de conviver com malta conhecida que anda pouco ou não anda habitualmente de bicicleta.
O passeio passava sensivelmente pelos mesmo locais do ano transacto e contou com 160 pessoas, um nome bem jeitoso!
Lá fomos, alguns com família, fazer 32 kms!
Tudo a correr bem, com o FZZ Bike a desdobrar-se em manobras, ultrapassagens e paragens, para que pudéssemos falar com todos!!
Numa das últimas subidas ainda houve tempo para o Tiago fazer um arranque e a roda de trás sair em andamento! Coisa que eu nunca visto! Roda empenada, disco empenado e vamos lá ver se não há mais nada!
Queda que ainda deu para rasgar o equipamento, fazer uma ou outra esfoladela e levar com uma míuda gira em cima também!
Nem tudo foi mau!! xD
Rapidamente chegámos ao almoço, que era o que interessava!
Grande convívio entre o nosso grupo e família, com a participação especial da Branca e do Centeio! Muitas imperiais bebidas (demasiadas no meu caso), mas uma tarde bem passada entre todos!
A repetir!!

Subida à Serra da Estrela

A melhor coisa é dizer já que foi um grande e alto dia! E combinado com pouco tempo de antecedência!! :)
O nosso Eugénio acertou em tudo! No dia, no tempo, na companhia e até a quem emprestar a bike dele! Emprestou-a à cunhada
! E digo-o com juízo! É que parecia nova, toda lavadinha, a Specialized!
Brincadeira à parte, ainda antes das 7 da matina desta Quinta, combinámos encontrar-nos no sítio habitual, para depois arrancarmos!! Três carros, 6 bicicletas, 10 pessoas, para um dia em cheio! E se foi!
Lá arrancámos (o Eugénio ficou com receio que as bikes voassem dos suportes!!) em direcção à Covilhã! IC3, A23, paragem na estação de serviço de Vila Velha de Ródão, para ir à casa de banho, beber café e comprar o jornal!
Pouco tempo depois, já estávamos na Covilhã, estacionados no Intermarché, e prontos para a pequena grande subida ou mesmo grande pequena subida! Depende de pessoa para pessoa!
O espírito era de aventura, de expectativa e de camaradagem! Tiravam-se fotos, punham-se as bikes a jeito e pronto, era altura de começar!
Parte inicial da subida à torre é íngreme, assustando quem não conhece o resto da mesma, mas fez-se! O Eugénio era o fotógrafo de serviço e tínhamos o carro de apoio, liderado pelas esposas do Farinha e do Eugénio! Grande apoio, grande ajuda e incentivo! Obrigado!
Lá subíamos ao nosso ritmo, o Pinheiro em ritmo pesado!! Eh, eh! Fizemos umas pausas pelo caminho, bebemos e comemos qualquer coisa e fizemo-nos à estrada, para mais uns quilómetros! 23 no total, com um acumulado de, sensivelmente, 1500 metros! Achei a subida curta, relativamente fácil, mas que nos proporcionava grande gozo!
Lá a fizemos; a Branca (grande convicção, coragem e claro, preparação), o Eugénio, o Farinha, o Francisco, o Pinheiro e eu!
Os da frente já sabemos quem eram, o Francisco estava no seu habitat natural, eu fazia o que podia, a Branca mostrava que em nada fica atrás dos "bacanos" cá do sítio e o Pinheiro trazia o seu ritmo! Um ritmo de pouca rotação, mas uma rotação em força! Mas que grande força ele deveria ter que fazer!!
A parte final exigiu mais de nós, mas a força de vontade era maior, pois estávamos perto do cume!
Foi uma sensação de alegria, aquela que tivemos quando chegámos ao topo, todos juntos! Uma equipa, um grupo de amigos, cujo objectivo era ter um dia em cheio! Como estávamos satisfeitos!
Tiradas as obrigatórias fotos, era tempo de descer a serra! 25 minutos, a uma média superior a 40 km/h! O que era preciso era haver travões! Aqui sim, dava para perceber o que subimos!
No meio ainda atravessámos um rebanho de cabras e ainda houve tempo para o Eugénio fazer um slide numa curva, mas tudo controlado! O homem tem mãos para isto, está visto!! xD
Paragem num parque de merendas e tempo para comer! Eu comi à pato, pois não tinha levado nada!! Agradeço a quem levou, soube mesmo bem!
E pronto, era tempo de regressar, não sem antes parar numa loja oficial da Specialized, para comprar algumas coisas e admirar outras! E fizeram bom negócio connosco! Desde cleats, luvas, sapatos, remendos até à prenda para o Xossé!!
Lá iniciámos viagem, todos contentes, todos em fila, rumo a Ferreira!
Paragem em casa do Eugénio, para comer o que faltava, e para mais uns relatos da subida de cada um!
Grande dia, excelente companheirismo, grande paixão pelas duas rodas! Da minha parte, só vos agradeço por me terem proporcionado este dia! Julgo que todos concordam comigo!
São dias como este que não se esquecem!
Eu fiquei com vontade de a subir novamente!! É só dizerem quando!

VOLTA DO 6º DE AGOSTO

Mais um dia,... mais uma volta..... de estrada!


Compareceram os artistas do costume; Duarte e Maneldavinha. O percurso foi: FZ - Beco - Horta da Coelha - Dornes - Vale Serrão - Besteiras - Venda da Serra - Igreja Nova - Mourolinho - FZ, e deu 44km feitos em 1h46 com a altimetria de 556m e às 8h35 já estavamos em FZ.... é o que vale... sair cedo.


Curiosidades: Passar na Horta da Coelha às 7h15 da manhã e "the best",...até apetece parar e ficar por ali a contemplar a paisagem...simplesmente lindo...


 As minhas pernas já comecaram a protestar das cargas que têm levado. É que seis seguidas...(voltas)... nem quando tinha 25 anos, e ainda têm que aguentar a 7ª. Oportunidades destas são raras, por isso tenho que aproveitar.


E amanhã há mais!... Como é sábado suponho que o pelotão será maior!...